quarta-feira, 27 de junho de 2012

JUST IN TIME

JUST IN TIME 
   Introdução
 
     O Just in Time surgiu no Japão, no princípio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso. 
     O Just in Time tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais, gestão da qualidade, organização física dos meios produtivos, engenharia de produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
   O que é JIT?
       Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.
    Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

     O conceito do JIT é bastante simples: produzir e entregar os produtos mesmo a tempo (just in time) de serem vendidos. Peças mesmo a tempo de serem montadas e materiais mesmo a tempo de serem transformados em peças. 
 
  Quais os objetivos:  
       
    Just in Time - JIT consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato, tendo como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques. Este sistema permite a continuidade do processo, mesmo quando há problemas nos estágios anteriores a sua produção final. Just in Time, que significa “no tempo justo”, exige do administrador o abastecimento ou desabastecimento da produção no tempo certo, no lugar certo e na quantidade certa, visando capacitar à empresa a produzir somente o necessário ao atendimento da demanda, com qualidade assegurada. O objetivo do JIT é promover a otimização de todo o sistema de manufatura, desenvolvendo políticas, procedimentos e atitudes requeridos para ser um fabricante responsável e competitivo.

    Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário atingir algumas metas, tais como: projetar a otimização dos processos, interagirem bem com o cliente, obter relações de confiabilidade com fornecedores e clientes, adotar compromisso de melhoria contínua.

    Estas metas que juntas resultarão no objetivo final. O Just in Time tem também como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é alcançada e trabalhada através da redução dos estoques. Estes permitem a continuidade do processo produtivo mesmo quando há problemas nos estágios de produção. Ao se reduzir o estoque, os problemas que antes não afetavam a produção, torna-se agora visíveis, podendo, assim serem eliminados, permitindo um fluxo mais suave da produção.

    O Just in Time tem também como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é alcançada e trabalhada através da redução dos estoques. Estes permitem a continuidade do processo produtivo mesmo quando há problemas nos estágios de produção. Ao se reduzir o estoque, os problemas que antes não afetavam a produção, torna-se agora visíveis, podendo, assim serem eliminados, permitindo um fluxo mais suave da produção.


            

4 comentários:

  1. O Just in Time (JIT) surgiu no Japão,a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.

    O sistema de "puxar" a produção a partir da demanda, produzindo em cada somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo. Contudo, o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma completa "filosofia", a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.

    Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspectos da filosofia Just in Time:
    •eliminação de estoques;
    •eliminação de desperdícios;
    •manufatura de fluxo contínuo,
    •esforço contínuo na resolução de problemas;
    •melhoria contínua dos processos

    publicado por Ana Lidia Caraça Candido.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia produtores e consumidores estão ligados uns aos outros por uma rede de comunicações que permite transações imediatas onde quer que estejam. Neste contexto, as empresas necessitam ser eficientes em preço, prazo e qualidade, pois caso contrário a concorrência tomará seu lugar. Estas empresas chegaram a uma produtividade tal que fica impossível a sobrevivência daquelas que não as acompanham em suas evoluções tecnológicas e administrativas. Para dar suporte teórico a todo este processo desenvolvimentista foi-se aprimorando, passo a passo, uma filosofia de produção apoiada no envolvimento total das pessoas, visando o melhoramento contínuo do processo de manufatura com garantia de qualidade, mediante a eliminação dos desperdícios e a simplicidade operacional, possibilitando a flexibilidade no atendimento das necessidades dos clientes. Historicamente conhecida como filosofia Just-In-Time de manufatura. Este artigo resume uma pesquisa elaborada junto à empresas nacionais, dentro desta visão, que teve por objetivo estudar e entender o relacionamento entre fornecedores e clientes no contexto da filosofia Just-In-Time de manufatura, verificando como funciona este relacionamento nestas empresas, que problemas e dificuldades elas estão encontrando para efetivar corretamente esta implantação, e, uma vez identificados os entraves, propor estratégias de atuação que facilitem a implementação da filosofia Just-In-Time entre as empresas brasileir

    Postado por Elizangela Barbosa

    ResponderExcluir
  3. Just in Time é uma expressão inglesa que significa “no
    momento preciso, no momento exato”, correspondendo ao processo de fabricação dos produtos na qualidade adequada, na quantidade certa, no momento oportuno e com o menor custo possível.
    “JIT significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários”. Isso significa não produzir antes para não formar estoques e onerar os custos e nem depois deixando o cliente insatisfeito, perdendo faturamento e oportunidade de melhorar o fluxo de caixa. Portanto “JIT visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios”.

    Publicado por Cynthia Gabrielle Ribeiro Nogueira

    ResponderExcluir
  4. Just-in-time (JIT) aplicado com grande sucesso em numerosas organizações japonesas, que se caracteriza pela manutenção de matérias-primas e componentes em estoques apenas em quantidade suficiente para manter o processo produtivo no momento. No limite, as quantidades de estoques são nulas pois os únicos stocks de matérias-primas existentes são os que estão precisamente a ser transformados.

    O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo

    Publicado por Tamires Guimarães Bragantini Moraes

    ResponderExcluir