terça-feira, 26 de junho de 2012

ISO (Organização Internacional de Normatização)


(International Standardization Organization – Organização Internacional de Normatização)

            ISO é uma sigla de uma entidade internacional, com sede em Genebra, Suíça. Sua função é elaborar padrões ou normas internacionais, de modo a facilitar as relações comerciais entre os diferentes países. A ISO congrega mais de 150 nações, no Brasil ela é representada pela ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas)

            Os requisitos exigidos ela norma ISO 9000 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e entre outros pontos, que proporcionam.

O que é certificação ISO 9000?

            A norma ISO 9000 se refere a regulamentação de sistemas da qualidade de forma a permitir a existência de um modelo de gestão capaz de garantir a uniformidade do produto e que o índice de qualidade desejado seja alcançado em toda a produção, cobrindo todas as etapas dos processos e, principalmente, envolvendo todos os meios físicos e recursos humanos comprometidos com a qualidade do produto final, desde o projeto até a entrega do produto ao cliente.

            A certificação proporciona maior credibilidade, quanto a qualidade dos produtos e serviços da organização.           

            Para se conduzir e operar com sucesso uma organização foram criados, com base nas normas ISO 9000, oito princípios da Gestão da Qualidade, são eles:

01-  Foco no Cliente;

02- Liderança;

03- Envolvimento de pessoas;

04- Abordagem de processo;

05- Abordagem sistêmica para a gestão;

06- Melhoria contínua;

07- Decisões formadas com base a fatos;

08- Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

4 comentários:

  1. A ISO é uma norma que tem como objetivo a certificação dos processos, tendo em vista a garantia da qualidade dos produtos e serviços destinados aos clientes.
    A ISO não especifica como a qualidade deve ser feita, apenas define um conjunto de requisitos, todos de bom senso.Ela proporciona maior credibilidade quanto a qualidade dos produtos e serviços da orgnização.

    Postado por Ana Lidia Caraça Candido

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  2. A ISO tem em vista a garantia da qualidade dos produtos e serviços destinados aos clientes.É uma forma de garantir o atendimento as necessidades dos clientes e a continuidade da execução dos processos internos, bem como uma gestão mais efetiva desses processos baseada em indicadores.

    Publicadopor Elizangela Barbosa

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  3. A ISO é uma organização internacional normatizadora de atividades técnicas e existem normas que cobrem as mais diversas atividades da área de tecnologia. A norma ISO se refere a regulamentação de sistemas da qualidade de forma a permitir a existência de um modelo de gestão capaz de garantir a uniformidade do produto e que o índice de qualidade desejado seja alcançado em toda a produção, cobrindo todas as etapas dos processos e, principalmente, envolvendo todos os meios físicos e recursos humanos comprometidos com a qualidade do produto final, desde o projeto até a entrega do produto ao cliente.

    Publicado por Cynthia Gabrielle Ribeiro Nogueira

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  4. A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade -elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.

    Publicado por Tamires Guimarães Bragantini Moraes

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