TQC é um sistema administrativo desenvolvido nos Estados Unidos e aperfeiçoado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. Esse sistema, também considerado um modelo gerencial, foi fundamental para que o Japão se tornasse uma potência mundial.
O TQC é voltado para o atendimento das necessidades das pessoas dentro e fora da empresa, e todo esse esforço deve ser concentrado para o atendimento ao cliente final.
A implantação do TQC numa empresa deve se dar por meio das mudanças nos hábitos, nas atitudes e no modo de pensar das pessoas, principalmente das que ocupam cargos de direção. Além disso, métodos, técnicas e ferramentas são muito importantes para que se organizem as ações para a implantação.
Controle da qualidade total engloba os seguintes itens: orientação
ao cliente, qualidade em primeiro lugar, ações orientadas por prioridades,
fatos e dados, controle de processos e da dispersão (variação dos dados que
indicam quando há uma possível falha no processo) e investigação das causas,
“próximo processo é o seu cliente” (para que cada funcionário tenha em mente
que a qualidade de seu trabalho interfere na qualidade do produto na próxima
etapa do processo), identificação das verdadeiras necessidades dos clientes,
evitar que erros já identificados sejam cometidos novamente e comprometimento
da alta direção.
ORGANOGRAMA
DO CONTROLE TOTAL DA QUALIDADE
Objetivo principal de uma empresa é satisfação das necessidades das pessoas: consumidores [através qualidade], empregados [através crescimento do ser humano], acionistas [através produtividade, e vizinhos [através contribuição social].
ResponderExcluirEste pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total [Total Quality Control - TQC].
TQC é o controle exercido pôr todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas dentro de uma empresa .
Publicado por Cynthia Gabrielle Ribeiro Nogueira
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
ResponderExcluirSeus primeiros movimentos surgiram e foram consolidados no Japão após o fim da II Guerra Mundial com os Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundida nos países ocidentais a partir da década de 1970.
Publicado por Ana Lidia Caraça Candido
O pleno domínio e controle do processo de produção da empresa, a eficiência na utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, e a eficácia no alcance dos objetivos, são os resultados esperados com a implantação da Qualidade Total, resultados que garantem a satisfação dos clientes e a perenidade da empresa, além de viabilizar a Governança Corporativa, ponto de convergência entre os interesses dos proprietários e as decisões dos gestores do negócio.
ResponderExcluirPublicado por Rosilene Souza
CQT exige a participação de todas as divisões, inclusive a divisão de marketing, projeto, fabricação, inspeção e remessa. Temendo que a qualidade, que É tarefa de todos em um negócio, pudesse tomar-se uma tarefa de ninguém, Feigenbaum sugeriu que o CQT seja amparado e servido por uma função administrativa bem organizada, cuja única área de operação são as tarefas de controle de qualidade. Seu profissionalismo do tipo ocidental levou-o a defender o CQT exercido essencialmente por especialistas em Controle de Qualidade.
ResponderExcluirPublicado por Elizangela Barbosa