GESTÃO DE QUALIDADE
Toda gestão é uma “atitude”
de administração voltada ao estudo do risco, qualquer que seja o procedimento
estudado.
Com relação à “qualidade”,
nesse caso a análise do risco está baseada no procedimento ou no resultado do
procedimento esperado. Quando nos referimos à gestão da qualidade, temos que determinar, ainda,
qualidade com relação “a que?” qualidade de atendimento, qualidade de produto,
qualidade de procedimento, enfim, qualidade relativa ao processo.
Por essas nuances variadas
hoje já falamos em Gestão de Qualidade Total.
A gestão da qualidade total é uma estratégia de administração orientada
a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. Essa gestão tem sido amplamente utilizada em
indústria, educação, governo e serviços. Chama-se total porque o seu objetivo é
a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida:
fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
Toda Gestão é um mecanismo
de Prevenção.
Como toda gestão, a Gestão
de Qualidade é composta de estágios tais como: análise geral do processo, planejamento, organização, controle,
implementação, análise de indicadores e educação continuada.
Atualmente a gestão da
qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas
voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços.
A conscienciatização para a
qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de
sistemas de gestão da qualidade indispensável para as micro e pequenas empresas
de todo o mundo.
A certificação da qualidade
além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos
internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos
continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados.
Esta certificação permite
avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos
internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme
padrões, procedimentos e normas.
Entre modelos existentes de
sistema da qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000.
Estas se aplicam a qualquer
negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão.
As normas desta série
possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos
empresariais.
A verificação dos mesmos
através de auditorias externas garante a continuidade e a melhoria do sistema
de gestão da qualidade.
Os requisitos exigidos pela
norma ISO 9000 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos
processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da
satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e entre outros pontos, que
proporcionam maior organização e produtividade que podem ser identificados
facilmente pelos clientes.
As pessoas e as empresas que
buscam qualidade devem criar uma mentalidade que chamamos de “consciência da
qualidade” com vistas em posturas de mudanças positivas e não impositivas.
Quando a implantação da
Gestão da Qualidade ou de qualquer gestão é feita por razão e não por
imposição, todo o mecanismo de implementação se torna fácil e acima de tudo,
rentável.
Qualquer melhoria, pequena
ou grande é bem-vinda.
Toda inovação deve ser
conhecida, testada e se possível aplicada.
Uma organização que se
propõe a uma gestão voltada para a "qualidade" por razão, ou seja,
por consciência deverá entender que sua trajetória deve ser reavaliada sempre
com vistas não apenas no cumprimento formal legal de procedimentos, e
conformidades, mas sim, na real avaliação de {conteúdo x procedimento x
resultado} o que torna o procedimento {consciente x sustentável}.
Na avaliação total da
qualidade temos que estabelecer e
manter, além de tudo, um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe,
consigam um desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.
Resumindo, a qualidade total
retrata e conduz ao real significado da palavra: “SUSTENTABILIDADE”.
O que é o Ciclo PDCA
O ciclo PDCA
(Plan-Do-Check-Act) é uma seqüência de ações que podem ser utilizadas para
controlar algum processo. É uma ferramenta administrativa que auxilia na
organização de um projeto ou processo. Seu nome deve-se a abreviatura de verbos
em inglês:
Plan (Planejar): consiste em
estabelecer metas e objetivos, bem como os métodos que serão utilizados para
que sejam realizados;
Do (Executar, fazer): é a
etapa de implementação de acordo com o que foi estabelecido anteriormente no
planejamento;
Check (Verificar, checar):
analisar os dados e medir se os objetivos e metas foram alcançados da forma
como desejado;
Act (Agir): definir quais as
mudanças necessárias para garantir a melhoria contínua do projeto.
Importância do Ciclo PDCA
É fácil explicar a
importância do ciclo PDCA depois de dizer para que ele serve, ou seja, se o
objetivo desta ferramenta é garantir que todos os resultados possam ser
controlados de forma que a eficiência de cada um possa ser ainda melhor, qual a
empresa que não quer adotar esta prática e melhorar todos os processos?
Devido a esta grande
utilidade e ao fato de ajudar a evitar erros, o PDCA é considerado uma ferramenta
de qualidade que pode ser utilizada em uma micro, pequena, média ou grande
empresa. Isso porque ele é um método rápido e eficaz na resolução de problemas.
A gestão da qualidade aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas. Podemos definir qualidade de inúmeras formas. Podemos considerar que é um atributo essencial e diferenciador de alguma coisa ou de alguém, como uma medida de valor ou excelência, como a adequação ao uso, tal como J.M.Muran a definiu, como “conformidade com as situações, nas palvras de P.B.Crosby, ou ainda, usando as palavras de Vicente Falconi, “um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende sempre perfeitamente e de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.
ResponderExcluirPublicado por Tamires Guimarães Bragantini Moraes
Gestão de qualidade : Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo ás necessidades do cliente. Portanto, em outros termos pode-se dizer: projeto perfeito, sem defeitos, baixo custo, segurança do cliente, entrega no prazo certo no local certo e na quantidade certa.
ResponderExcluirO verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor.
Publicado por Cynthia Gabrielle Ribeiro Nogueira
O objeto da qualidade é fornecer uma oferta adaptada aos Clientes, com processos controlados, garantindo que a melhoria não se traduz por um custo adicional geral, neste caso fala-se de "sobre qualidade". É possível melhorar um grande número de desfuncionamentos a baixo custo, mas, pelo contrário, quanto mais se deseja alcançar a perfeição mais os custos aumentam.
ResponderExcluirPublicado por Elizangela
A palavra "Qualidade" é cada vez mais utilizada nas empresas, quer seja no setor alimentar, industrial ou mesmo no setor dos serviços, e em especial no mundo informático. No conjunto deste processo, o termo "empresa" designa independentemente qualquer empresa, organização ou associação do setor público ou privado. Da mesma forma, o termo "Cliente" deve ser interpretado genericamente como "beneficiário" e o termo "Produto" como fornecimento que pode ser entregue de um material ou imaterial (serviço). Numerosos conceitos escondem-se por trás a noção de "Qualidade", esta pasta tem como objetivo definir os termos principais e compreender os objetivos e os métodos de implementação de uma estratégia de qualidade.
ResponderExcluirPublicado por Rosilene Souza